Olá Galera, esse post eu já devia ter publicado a muito tempo... mas nunca é tarde.
Com minha mudança para o Rio Grande do Sul, e depois para Rio de Janeiro , fez com que eu começasse a me interessar em divulgar meus códigos e conhecer como poderia fazer isso.
Foi então que participei de alguns eventos aqui no Rio , um deles foi da Google dedicado as mulheres da área de tecnologia : Women TechMakers Rio. Eu já tinha participado do Rails Girls em 2012, e estava cheia de expectativa para Women TechMakers 2015 Rio.
Antes pesquisei sobre o evento , já que tinha uma taxa de inscrição simbólica ( R$15,00). Encontrei o link da google : https://www.womentechmakers.com/
Está presente também no Google + : https://plus.google.com/communities/100202454944694552166
E também no Twitter : https://twitter.com/womentechmakers?lang=pt
E no rio tinha o site : http://wtmrio.com.br/
O evento foi dia 18 de julho de 2015 , iniciou as 8:00 com um belo café da manhã e durou o dia todo...até as 18:50 .
O evento estava bem organizado, foi divulgado uma agenda : http://wtmrio.com.br/schedule/ e foi praticamente seguido a risca.
As palestras realmente no inicio me desmotivou um pouco no inicio. (Gostaria de apenas frisar que esse meu post é uma simples opinião)
-De Freddy Krueger à Brad Pitt. Como melhorar o seu código e fazê-lo ficar lindo - Anna Cruz. (slide)
Esse tema era algo que estava com muita vontade de ver dicas e exemplos . Mas acho que a palestrante estava mais interessada em entreter o público e acabava saindo um pouco do foco . Particularmente não achei graça de nenhuma piada , porque realmente queria ver o que ela tinha para me acrescentar... então achei fraco.Ela não falou de uma arquitetura estruturada, , mas falou de uma nomenclatura intuitiva. Falou de Dojo, mas não deu nenhuma sugestão que ela usa , senti falta disso.
-HTML para robôs - Simone Villas Boas (slide)
Essa palestra pelo titulo imaginava uma coisa totalmente diferente, mas ela iniciou falando sobre a história do HTML na internet. Confesso que fiquei sonolenta , ela é uma fofa ( quando falo fofa é porque ela tinha uma voz bem suave e falava sem muito entusiasmo) percebia que tinha uma bagagem grande . mas ficou um tempão falando da historia e pouco mesmo sobre a atualidade. Por ela ser front-end , e hoje ter tantos frameworks de designer , essa foi minha pergunta , como ela via esses frameworks com relação em auxiliar o desenvolvedor back-end. Confesso que foi nitido que minha pergunta a incomodou... ehehehe gente eu sou back end ... uma ferramenta dessa me ajuda , não posso ser tudo . E acho importante em uma palestra você ir sem preconceito. Porque ela acabou criticando os frameworks.
-O Processo de Teste de Software: Conceitos, Gestão de Defeitos e a Psicologia do Teste -Liliam Gonçalves ( slide)
Eu particularmente me animei com a palestra, uma pessoa simples e objetiva . Ela não lia slide , realmente contava sua experiencia e passou por completo o processo de Teste de Software. Ela conseguiu passar o tema, tanto na visão do desenvolvedor e do tester ( que era a maioria do público) mostrando de forma divertida a rincha que existe . Eu sou chata, todo mundo sabe , e quando vou em eventos que podem questionar, gosto de expor o máximo do conflito. E qual seria? Perguntando:"-Como é possível em um projeto, onde desenvolvedor e tester tem que trabalhar juntos para homologar o sistema, haver uma maior transparência e harmonia ? Documentação por exemplo?". Resposta: - Além de documentação, reuniões frequentes e praticas, como no scrum, para assim ir eliminando os pequenos conflitos para não se transformar no grande !" O simples mesmo é o mais eficaz!
Teve o almoço e voltamos com a seguinte palestra :
A palestra foi para divulgar o aplicativo feito por ela, e também das dificuldades que ela teve no decorrer do desenvolvimento . Algumas dúvidas me surgiu que ela não explicou, por exemplo: Porque quis desenvolver o app com o Ionic?, no que ele auxilia?, coisas simples que acho legal falar. Achei bem legal que ela realmente abriu o código , além de divulgar o github dela para baixar o projeto. Deu alguns bug , como de prática, mas nada que prejudicasse a palestra. Achei que se a palestra dela fosse um workshop seria melhor . E particularmente, o linguajar dela como palestrante me incomodava, muito palavão, mas relevei por ela ser jovem e ela demonstrava que o intuito dela não é ser uma boa palestrante. Sai sem saber direito o que era Heroku e Ionic.-Saber fazer é bem diferente de fazer- Mariana Salles - ( sem slide )
Então... se você quer conhecer a biografia da Mariana, assista a palestra. Gente, serio... ela só falou da vida dela, do que ela gostava, e de onde morou e viajou , eu consegui decorar:"Ela é uma esportista nata, que adora adrenalina que ama neve ." ( Ai me pergunto... o que está fazendo no Brasil?, deve ter acabado o visto de morar em outro pais ) Ela ficou 40 min falando de sky... para depois falar ( propaganda) do amigo (namorado... marido... era um amor) Dado. Ela é bem criativa, mas em nenhum momento ela deu mensagem de motivação que ela usou para se motivar a desenvolver as ideias dela ,para o público usar isso e criar um diferencial na vida, para o publico buscar em si o seu melhor... não,era ela... ela e só ela. Achei uma palestra totalmente desnecessária.
- Alcançando Qualidade de Software através de Entrega Contínua -Samara Cecilia (slide)
Uma ótima apresentação, a palestrante iniciou falando sobre qualidade de software, e entrega contínua. Falou sobre sua experiencia e sobre seu trabalho e as ideias que teve, como teve e como ajudou implantar , quais os erros , onde acertou. Gostei muito... deu uma ideia bem completa do tema além de no final abri o network para quem gostaria de trabalhar na Infoglobo. Show! A Samara para mim foi a verdadeira imagem da Women TechMaker, estudou muito, se esforçou muito, cresceu e passa o que aprendeu! Adorei.
-Constelações Organizacionais, a nova forma de evoluir pessoas - Annelise Gripp ( slide)
Quando digo que a prática te resulta na perfeição. Annelise demonstrou isso, a palestrante é um exemplo disso. Ela dominava completamente o assunto, os slides eram limpos e objetivos. Ao mesmo tempo que ela falava do tema, falava da vivência dela como mulher na área de Ti e também de como acrescentar isso no seu dia a dia . Era descontraída e seria, ficaria três horas fácil escutando ela falar. Foi a palestra onde mais houve perguntas do público , no que se transformou em bate-papo muito divertido. Annelise realmente fechou com chave de ouro.
Bem, essa foi minha singela e comprida opinião sobre o Women TechMakers Rio 2015, se houver o 2016 provavelmente irei.
Gostaria de deixar apenas um conselho, para aquelas mulheres que estejam me lendo.
"Não se abale com a opinião dos outros , não se sinta incapaz com as criticas e ofensas que receber, vivemos em um mundo preconceituoso em n fatores , somos mulheres latinas que vivemos em um país corrupto e machista. E isso não vai mudar com você fazendo bico e batendo o pé. Sabe o que eu faço? Fulano me critica, não me respeita ... imagino fulano em um corpo de formiga para se tornar tão insignificante que automaticamente crio uma barreira ; é a sua opinião ... não a minha ... e minha opinião é que eu posso! E minha amiga e meu amigo... Se eu acho que sou capaz... NINGUÉM ME SEGURA!! :)
Abraço , e espero seu comentário!
Subscribe by Email
Follow Updates Articles from This Blog via Email
No Comments